Reserva Especial de Maputo, Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro

Machangulo acolhe actividades alusivas ao combate à seca e a Desertificação

A Escola Primária Completa (EPC) de Ndelane localizada no Posto Administrativo de Machangulo, zona tampão das Reservas Especial de Maputo (REM) e Marinha Parcial da Ponta do Ouro (RMPPO) foi no mês de JUlho palco de actividades alusivas à celebração do dia Mundial de Combate à Seca e à Desertificação.

Para o efeito o departamento de Desenvolvimento Comunitário das REM e RMPPO, responsável pela realização da actividade naquela escola, selecionou um conjunto de actividades educativas e interactivas com as crianças com destaque para: 1) Palestra sobre causas e consequências da seca e desertificação; 2) Exibição de videos e imagens educativas sobre os dois temas; 3) Espaço para perguntas e respostas e ainda; 4) concurso em que os alunos de Ndelane foram convidados a apresentar desenhos e poemas sobre os fenómenos e premiados com materiais didáticos.

De salientar que esta actividade se enquadra num programa de suporte a seis EPCs de Machangulo, onde cada escola é convidada a escolher duas datas comemorativas relacionadas ao ambiente e a conservação e as reservas apoiam na planificação e implementação das mesmas actividades. Ainda nestas escolas estão a ser implementadas, com o mesmo apoio da REM e RMPPO, um campeonato de futebol; “Machambas escolas” para apoiar a alimentação das crianças e com vista a familiarizá-las com técnicas de plantio apropriadas as áreas de conservação e; clubes ambientais para promoção de boas práticas ambientais dentro das escolas.

O Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação é celebrado anualmente no dia 17 de Junho, desde 1995, o ano em que o dia foi proclamado pelas Nações Unidas. Neste dia pretende-se promover a sensibilização pública relativas à cooperação internacional no combate à desertificação e os efeitos da seca em todo mundo.