Sobre

O Parque Nacional de Maputo é uma área de conservação localizada no distrito de Matutuíne, na Província de Maputo e na Ilha da Inhaca no município de Maputo, tendo como limite leste o Oceano Índico, a norte a Baía de Maputo, a oeste o rio Maputo e a sul a fronteira com a África do Sul. Compreende um mosaico de ecossistemas, marinhos e costeiros – nomeadamente praias, baías, savanas, pradarias, florestas, lagos de água doce, planícies aluviais e rios – com importante valor de conservação e excelente potencial para o turismo de alto valor. O PNAM encontra-se dentro da Área de Protecção Ambiental (APA) de Maputo que é “uma área de domínio público, que promove a interação harmoniosa entre a actividade humana e a natureza. A APA permite o uso múltiplo dos recursos, geridos de forma integrada, e incentiva o desenvolvimento de actividades que beneficiem e promovam serviços ecológicos importantes para os seus residentes e vizinhos. Constitui aquilo que se designa internacionalmente por paisagem Protegida”.

O PNAM, criado em 7 de Dezembro de 2021, é resultado de uma amálgama de duas áreas protegidas historicamente estabelecidas, que são a Reserva Especial de Maputo e a Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro. A sua extensão é de 1.718 km2 constituído por componentes terrestres (1.040 km2 ) e componentes marinhas contíguas 678 km2.

A área marinha protegida é de 67.800ha que se estende desde a Ponta do Ouro, no Sul, até a foz do Rio Maputo, a Norte. Estende-se por três milhas náuticas para o alto mar e inclui as águas ao redor da Ilha de Inhaca e da Ilha dos Portugueses.

O Parque Nacional de Maputo, um componente essencial da Área de Conservação Transfronteiriça de Lubombo (ACTFL), que cobre uma extensão total de 11 162 km², incluindo quatro áreas diferentes em Moçambique, África do Sul e eSwatini.

A ACTFL faz parte do Centro de Endemismo de Maputaland – uma região de florescimento de vida selvagem endêmica de quase 17.000 km². Ele contém riqueza de espécies e endemismo – espécies nativas e que ocorrem naturalmente apenas naquele habitat específico – e endossa um valor de conservação internacionalmente reconhecido.

Faz parte da área de biodiversidade ameaçada de Maputaland-Pondoland-Albany, bem como da Área de Aves Endêmicas da Costa do Sudeste Africano.

O Parque Nacional de Maputo oferece uma combinação cênica de interior e oceano, planícies e colinas cobertas por bosques, pântanos, pastagens e cumes cobertos por florestas, bem como mar azul turquesa e praias de areia branca e fina com dunas costeiras cobertas por florestas.

A planície tropical de Moçambique desenvolveu-se como resultado das correntes quentes do Canal de Moçambique e das Agulhas que fluem para o sul. Essas condições especiais permitem que plantas e animais tropicais floresçam em um ambiente subtropical.