Reserva Especial de Maputo

Potenciada a investigação cientifica na Reserva

A investigação cientifica constirui um dos pilares das áreas de conservação, pois permite a compreensão dos ecossistemas e a sua relação com a preservação da vida selvagem e da espécie humana.

É nesse contexto que a Reserva Especial de Maputo assinou um memorando de entendimento com o Projecto da Cooperação Italiana “Conservação e Uso justo da Diversidade Biológica na Região SADC – SECOSUD II” com vista ao fortalecimento das actividades de pesquisa conjunta no campo da conservação da biodiversidade.

O acordo visa dotar a Reserva de ferramentas de monitoramento meteorológico e desenvolver sistemas de controle para monitoramento de doenças infecciosas e doenças parasitárias entre o gado, a vida selvagem e o homem.

O projecto SECOSUD II”, realiza-se conjuntamente entre a Universidade Eduardo Mondlane e a Universidade de Roma La Sapienza. Ao abrigo do projecto já tinham sido instaladas cinco estações meteorológicas e realizadas actividades de investigação e recolha de dados de várias centenas de espécies vegetais, incluindo plantas para fins medicinais.

Durante o evento, a SECOSUD II doou uma centrífugadora e um microscópio para a instalação de um laboratório de investigação de campo, que ficarão à disposição da Reserva e dos estudantes moçambicanos interessados em pesquisar e desenvolver estudos científicos.