Reserva Especial de Maputo

Elandes já podem ser vistas na Reserva Especial de Maputo

Depois de muitos anos de ausência, a Reserva Especial de Maputo (REM) teve o enorme prazer de acolher em Outubro corrente o seu mais novo inquilino – elandes provenientes da África do Sul numa operação que durou aproximadamente uma semana desde a captura até o descarregamento na Reserva Especial de Maputo.

No total foram 21 elandes reintroduzidas e que constitui um grande orgulho para todos que trabalham para e pela reserva quer pela possibilidade de restauração de processos ecológicos naturais com reintrodução de especies que muitos até então não tinham ainda oportunidade de conhecer, caso da elande e num passado muito recente do oribi. Os gestores do parque dizem que vão continuar a trazer de volta especies que por razão diversas tinham sido extinguidas da área e também a aumentar a população de outras espécies nesta área de conservação.

O Elande é um antílope da savana e de planície podendo ser encontrado na África Oriental e Austral. Esta espécie normalmente formam manadas de até 500 animais, mas não são territoriais preferindo áreas com uma grande variedade de plantas, como bosques e pradarias abertas e montanhosas. É uma espécie que quando adulto pode atingir até 1,6 metros de altura e pesar até 942 kg, sendo considerado um dos maiores antílope do mundo.

O elande – junto com o oribi que, no mês de Setembro, também foi reintroduzido na reserva depois de uma longa ausência – estará no topo da lista de animais selvagens que os turistas estão se preparando para vêr nas férias de dezembro.

São esperados ainda nesta temporada de 2019 também provenientes da África do Sul uma diversidade de espécies entre zebras, girafas, impalas, boi-cavalo e kudus, numa operação apoiada pela Mozbio e implementada pela Administração Nacional das Áreas de Conservação numa parceria com a Peace Parks Foundation.