O Parque Nacional de Maputo é uma área de conservação localizada no distrito de Matutuíne, na Província de Maputo e na Ilha da Inhaca no município de Maputo, tendo como limite leste o Oceano Índico, a norte a Baía de Maputo, a oeste o rio Maputo e a sul a fronteira com a África do Sul. Compreende um mosaico de ecossistemas, marinhos e costeiros – nomeadamente praias, baías, savanas, pradarias, florestas, lagos de água doce, planícies aluviais e rios – com importante valor de conservação e excelente potencial para o turismo de alto valor. O PNAM encontra-se dentro da Área de Protecção Ambiental (APA) de Maputo que é “uma área de domínio público, que promove a interação harmoniosa entre a actividade humana e a natureza. A APA permite o uso múltiplo dos recursos, geridos de forma integrada, e incentiva o desenvolvimento de actividades que beneficiem e promovam serviços ecológicos importantes para os seus residentes e vizinhos. Constitui aquilo que se designa internacionalmente por paisagem Protegida”.
O PNAM, criado em 7 de Dezembro de 2021, é resultado de uma amálgama de duas áreas protegidas historicamente estabelecidas, que são a Reserva Especial de Maputo e a Reserva Marinha Parcial da Ponta do Ouro. A sua extensão é de 1.718 km2 constituído por componentes terrestres (1.040 km2 ) e componentes marinhas contíguas 678 km2.
A área marinha protegida é de 67.800ha que se estende desde a Ponta do Ouro, no Sul, até a foz do Rio Maputo, a Norte. Estende-se por três milhas náuticas para o alto mar e inclui as águas ao redor da Ilha de Inhaca e da Ilha dos Portugueses.